DÁLMATA

dalmata
Hoje vamos falar sobre os Dálmatas, estes lindos, elegantes e “pintadinhos” cães que se tornaram muito famosos graças aos 101 da Disney.

Assim como o Labarador e o Golden, o Dálmata é um cão muito ativo, que adora exercícios e brincadeiras. Foram muito populares na Croácia, principalmente em uma região chamada Dalmácia (o que explicaria o nome da raça), mas existem divergências quanto a sua origem. Os Dálmatas já foram utilizados como cães de guarda, de caça, pastoreio e até mesmo no auxílio de tarefas como a dos bombeiros no resgate de pessoas.

São inteligentes e muito leais e protetores. Apesar de muito silenciosos, irão latir quando sentirem que algo está acontecendo por perto. Seu olfato é altamente desenvolvido. E por ter muita energia, precisam de disciplina. Procure ensinar seu Dálmata desde pequeno sobre o que ele pode fazer e ajude-o a gastar energia com muitas brincadeiras.

Os filhotes geralmente nascem brancos com pequenas manchas, mas em torno de 3 semanas de idade já começam a desenvolver as manchas características da raça. Na idade adulta, podem chegar aos 60cm, com cerca de 25kg de peso. Sua expectativa de vida é de 10 a 14 anos.

Um banho a cada 15 dias é suficiente para manter sua higiene. A surdez acontece muito na raça, que também pode apresentar problemas renais e hepáticos, e por isso é importante que as consultas ao veterinário sejam regulares. E para isso a equipe do Centro Veterinário Barão do Amazonas está sempre a postos.

🙂



separador