Dia Mundial do Meio Ambiente

O planeta é a nosssa única casa e o futuro está em nossas mãos. O meio ambiente somos todos nós.

Cuide da natureza.

05 de junho. Dia Mundial do Meio Ambiente.

🌳🌳🌳

Preserve!

Dia do Trabalhador

Muitos trabalhadores já estão em Home Office, mas é bom lembrar que sexta-feira é feriado. Por isso nossa estética não estará atendendo. Não se esqueça de reagendar banho e tosa.

Mas lembre-se que nosso Plantão 24h continua em funcionamento. Em caso de emergência, ligue para o fone (51) 3336 5239 ou toque a campainha da clínica.

No sábado (02/05) voltamos ao atendimento com todos os cuidados e medidas de higiene e segurança.

🐱🐶

Golden Lucius

O tumor das células de Sertoli é a terceira neoplasia mais comum nos cães. Os sinais clínicos são concentração de estrogênio, que pode ocasionar síndrome de feminilização e alterações dermatológicas, hiperpigmentação e ginecomastia. A próstata pode apresentar aumento de volume, alterações nas células escamosas do epitélio e obstrução do ducto prostático com estase secretória. As complicações da mielotoxicose completamente desenvolvida podem ser fatais.

Nosso amigo Lucius é um Golden que tem criptorquidismo. Ele desenvolveu o Sertolioma e as alterações hormonais provocadas pelo tumor geraram muitos problemas de pele, infecções bacterianas e fúngicas. Ao diagnosticar o tumor, operamos retirando o testículo tumoral e o outro, que encontrava-se atrofiado.

A castração é o tratamento de escolha e definitivo para as alterações hormonais neste caso do Sertolioma do Lucius, tanto que já se nota grandes melhoras!

Agora é dar sequência no tratamento dermatológico.

COMUNICADO

Prezados Clientes.

Em função da pandemia do Corona vírus, das orientações recebidas dos órgãos de saúde, após consultar o nosso Departamento Jurídico, nossos Médicos Veterinários e setor Administrativo, o Centro de Atendimento Veterinário Barão do Amazonas informa que a partir de hoje, 19/03/2020 e até segunda ordem, teremos novas regras de visitação aos animais internados.

Infelizmente somos obrigados a tomar estas medidas que não são fáceis de serem tomadas, mas sob pena de sermos negligentes, esperamos que todos compreendam a situação. Todos devemos colaborar para o controle da proliferação do vírus para que possamos voltar a normalidade e somente com medidas mais rígidas isto será possível.

Fica definido que as visitas deverão ser feitas mediante agendamento. Somente UM familiar poderá visitar o animal internado por dia, em um período de no máximo 10 minutos e dentro do horário de visitas entre 13:00 as 13:30.

Crianças, idosos e demais pertencentes ao grupo de risco da COVID19 (tais como pessoas com sintomas de febre ou tosse, pessoas que estiveram em países de risco nas últimas semanas, diabéticos, portadores de doenças do sistema imunológico ou demais enfermidades) não poderão visitar animais internados, salvo animal em estado grave.

Para animais em recuperação, pedimos que os tutores evitem as visitas e solicitem fotos ou vídeos atualizados via WhatsApp. Reduzir o fluxo de pessoas no momento é importante para a segurança de todos.

Voltamos a afirmar que a medida é provisória, visando a contribuição com a redução dos riscos de transmissão do Coronavírus. Emitiremos um novo comunicado assim que situação puder ser normalizada.

Para mais informações, entre em contato pelo fone (51) 3336 5239 ou (51) 3339 2885.

Agradecemos a compreensão.

Centro de Atendimento Veterinário Barão do Amazonas

Aquiles

O Aquiles é um Golden Retriever de 5 anos, muito simpático e querido, que veio encaminhado de Santa Maria/RS, para o Instituto de Nefrologia e Urologia Veterinária Doutor Brum, localizado dentro do Centro Barão do Amazonas.

Ele realizou um procedimento odontológico em sua cidade natal e não se recuperou bem. Apresentou lesão renal aguda (LRA), e não respondeu ao tratamento conservativo, acabou sendo encaminhado para nós.

O nosso Médico Veterinário Nefrologista, Prof. Dr. Alexandre de Brum atendeu o Aquiles e verificou que se tratava de uma possível Necrose Tubular Aguda, já em estágio IV, pois a creatinina estava em 9,3mg/dL. Logo já iniciamos as sessões de hemodiálise e o tratamento específico para esta condição.

Após algumas sessões o paciente apresentou grande melhora, e hoje já está de volta a sua cidade natal, com creatinina de 1,5mg/dL.

Gatinho Fábio

Esse carinha é o Fábio. Ele tem 45 dias e veio nos consultar porque teve um acidente doméstico. Sua coluna foi lesionada por uma cama box que, acidentalmente, foi baixada sobre ele. 😟

Ele passou por uma ressonância e constatamos uma lesão de edema que comprimiu sua coluna.

O nosso Neurologista Dr. Lucas Colomé atendeu o Fábio e, junto com o tutor, optou pela reabilitação com fisioterapia por ser menos invasiva e apresentar menor risco.

Com algumas sessões de fisio o Fábio já melhorou bastante. Já está se reabilitando, voltando a ter força nos membros posteriores e a andar. Graças ao @neurolucascolome e a @equilibrioanimalrv da Dra. Carol, logo logo o Fábio vai voltar a brincar normalmente por aí.

O primeiro vídeo é logo que ele saiu da clínica. Os demais mostram a sua evolução durante as sessões de fisioterapia.

LEISHMANIOSE MATA!

A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., o qual é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens, cães e gatos.

Como ocorre a transmissão?
A transmissão da doença ocorre EXCLUSIVAMENTE pela picada do mosquito infectado. Mordidas, lambidas, arranhões e contato físico não transmitem Leishmaniose. É necessário o inseto para que possa haver a transmissão e transformação do parasita.

Quais são os principais sintomas?
Os principais sintomas são: perda de pelos em focinho, orelhas e região dos olhos, crescimento anormal das unhas, emagrecimento progressivo, descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.

Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado pelo medico veterinário através de exames que comprovem a existência do parasita no organismo do animal.

Meu animal foi diagnosticado com Leishmaniose. Posso tratá-lo?
Sim. O tratamento da Leishmaniose canina deixou de ser proibido no Brasil e atualmente é tratado com a única droga licenciada no pais, o Milteforan. O tratamento é realizado com a supervisão do médico veterinário. Mas é importante salientar que apesar do tratamento o animal sempre será portador da doença.

Como posso prevenir que meu cão adquira a doença?
A prevencão deve começar dentro de casa. Use repelentes a base de citronela no seu quintal. No seu animal deve ser usado produtos que possuam acao repelente contra o mosquito palha. Os produtos que lideram esse nicho de mercado são as coleiras repelentes (Leevre, Scalibur e Seresto) e inseticidas (Vectra 3D e FrontLine Tri-Act).

Quais são as vantagens da vacina recombinante Leish-Tec®?
✅ Um cão vacinado com Leish-Tec® não dá positivo no teste sorológico para detecção da doença.
✅ Tem reduzida incidência de efeitos pós-vacinais.
✅ Produz resposta imunológica altamente especí‑fica e segura. Vantagens advindas do emprego de modernos processos, como a tecnologia de DNA recombinante, resultante da parceria entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Hertape Saúde Animal.
✅ A vacina deverá ser usada somente em cães assintomáticos com resultados sorológicos negativos para Leishmaniose Visceral.
✅ A vacina Leish-Tec® não protege 100% dos cães, portanto, animais vacinados podem adquirir a infecção e se tornarem portadores infectantes para o vetor.
✅ A vacinação não é o único instrumento de prevenção e controle desta enfermidade. Outras medidas devem ser adotadas conforme normatização do Ministério da Saúde. Os animais que apresentarem sinais clínicos de Leishmaniose Visceral e reações sorológicas positivas estarão passíveis das medidas sanitárias vigentes.

Desta forma, a vacina Leish-Tec® torna-se a ÚNICA vacina no Brasil a cumprir a determinação da Instrução Normativa Interministerial Nº31/2007 e ter o Estudo de Fase III aprovado pelas duas instituições de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral no Brasil.

Proteja seu pet. Traga para fazer o exame e a vacina no Centro Veterinário Barão do Amazonas.

Combo: Exame + 3 doses da vacina: R$ 520,00.

NEFROLOGIA E UROLOGIA DE CÃES E GATOS

nefro
Atualmente, com o aumento da expectativa de vida de nossos pets, várias doenças degenerativas estão se tornando mais prevalentes. Entre elas, as doenças do trato geniturinário, são muito importantes, pois apresentam-se como grande desafio para os clínicos de pequenos animais, por diversos fatores. Um dos principais fatores são as complicações decorrentes destes distúrbios, uma vez que o aparelho urinário é de extrema importância na manutenção da homeostase, regulando o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-base. Quando há um mau funcionamento nesta importante via excretora, podem ocorrer diversas alterações metabólicas, que prejudicam a qualidade de vida, levando o paciente a óbito.
Existem diversos tipos de doenças renais, com prognósticos e tratamentos diferentes. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, podem aumentar a expectativa e qualidade de vida dos pacientes de forma significativa.

dr_alexandreO Prof. Dr. Alexandre Martini de Brum formou-se em Medicina Veterinária na UFRGS e, posteriormente, realizou residência em clínica médica de pequenos animais, mestrado e doutorado, com ênfase em nefrologia de pequenos animais, na FCAV-UNESP/Jaboticabal. Instituição na qual foi médico veterinário do serviço de Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos durante três anos. Também foi professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Franca/SP e Ritter dos Reis /RS. Atualmente ministra palestras e cursos na área de Nefrologia e Urologia em todo o país. Realiza consultoria especializada na área de Nefrologia e Urologia de pequenos animais para Clínicas e Hospitais de Porto Alegre e região, trabalhando também com medicina integrativa e preventiva, entre elas, ozonioterapia, terapia com células-tronco e nutrologia. Atende no Centro Veterinário Barão do Amazonas somente com hora marcada. Agende a consulta para seu melhor amigo pelos fones (51) 3336 5239 e 3339 2885.



separador