LEISHMANIOSE MATA!

A Leishmaniose é uma doença infectocontagiosa causada por um protozoário, conhecido como Leishmania spp., o qual é transmitido pela picada do mosquito flebótomo infectado, também conhecido como “mosquito palha” ou “birigui”. É considerada uma zoonose e pode acometer homens, cães e gatos.

Como ocorre a transmissão?
A transmissão da doença ocorre EXCLUSIVAMENTE pela picada do mosquito infectado. Mordidas, lambidas, arranhões e contato físico não transmitem Leishmaniose. É necessário o inseto para que possa haver a transmissão e transformação do parasita.

Quais são os principais sintomas?
Os principais sintomas são: perda de pelos em focinho, orelhas e região dos olhos, crescimento anormal das unhas, emagrecimento progressivo, descamação seca da pele, pelos quebradiços, nódulos na pele, úlceras, febre, atrofia muscular, fraqueza, anorexia, falta de apetite, vômito, diarreia, lesões oculares e sangramentos. Nas formas mais graves, a Leishmaniose pode acarretar anemia e outras doenças imunes.

Como é realizado o diagnóstico?
O diagnóstico é realizado pelo medico veterinário através de exames que comprovem a existência do parasita no organismo do animal.

Meu animal foi diagnosticado com Leishmaniose. Posso tratá-lo?
Sim. O tratamento da Leishmaniose canina deixou de ser proibido no Brasil e atualmente é tratado com a única droga licenciada no pais, o Milteforan. O tratamento é realizado com a supervisão do médico veterinário. Mas é importante salientar que apesar do tratamento o animal sempre será portador da doença.

Como posso prevenir que meu cão adquira a doença?
A prevencão deve começar dentro de casa. Use repelentes a base de citronela no seu quintal. No seu animal deve ser usado produtos que possuam acao repelente contra o mosquito palha. Os produtos que lideram esse nicho de mercado são as coleiras repelentes (Leevre, Scalibur e Seresto) e inseticidas (Vectra 3D e FrontLine Tri-Act).

Quais são as vantagens da vacina recombinante Leish-Tec®?
✅ Um cão vacinado com Leish-Tec® não dá positivo no teste sorológico para detecção da doença.
✅ Tem reduzida incidência de efeitos pós-vacinais.
✅ Produz resposta imunológica altamente especí‑fica e segura. Vantagens advindas do emprego de modernos processos, como a tecnologia de DNA recombinante, resultante da parceria entre Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Hertape Saúde Animal.
✅ A vacina deverá ser usada somente em cães assintomáticos com resultados sorológicos negativos para Leishmaniose Visceral.
✅ A vacina Leish-Tec® não protege 100% dos cães, portanto, animais vacinados podem adquirir a infecção e se tornarem portadores infectantes para o vetor.
✅ A vacinação não é o único instrumento de prevenção e controle desta enfermidade. Outras medidas devem ser adotadas conforme normatização do Ministério da Saúde. Os animais que apresentarem sinais clínicos de Leishmaniose Visceral e reações sorológicas positivas estarão passíveis das medidas sanitárias vigentes.

Desta forma, a vacina Leish-Tec® torna-se a ÚNICA vacina no Brasil a cumprir a determinação da Instrução Normativa Interministerial Nº31/2007 e ter o Estudo de Fase III aprovado pelas duas instituições de vigilância e controle da Leishmaniose Visceral no Brasil.

Proteja seu pet. Traga para fazer o exame e a vacina no Centro Veterinário Barão do Amazonas.

Combo: Exame + 3 doses da vacina: R$ 520,00.