Nefrologia e Urologia

NEFROLOGIA E UROLOGIA DE CÃES E GATOS

Atualmente, com o aumento da expectativa de vida de nossos pets, várias doenças degenerativas estão se tornando mais prevalentes.
Entre elas, as doenças renais, tanto agudas como crônicas, são muito importantes, pois apresentam-se como grande desafio para os clínicos de pequenos animais, por diversos fatores. Um dos principais pontos são as complicações decorrentes destes distúrbios, uma vez que o aparelho urinário é de extrema importância na manutenção da homeostase, regulando o equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-base. Quando há um mau funcionamento nesta importantevia excretora, podem ocorrer diversas alterações metabólicas, que prejudicam a qualidade de vida, levando o paciente a óbito. Existem diversos tipos de doenças renais, com prognósticos e tratamentos diferentes. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, podem aumentar a expectativa e qualidade de vida dos pacientes de forma significativa. Tratamentos alternativos como a aplicação de células-tronco mesenquimais é uma alternativa promissora para reduzir a progressão da doença em pacientes renais em estágios iniciais.
Por outro lado, as alterações urológicas parecem ser menosprezadas por muitos clínicos. Estes distúrbios também se apresentam como um grande desafio, devido ao alto índice de recidivas e falta de conhecimento da patofisiologia destas, o que leva ao veterinário a não realizar diagnóstico e tratamento adequados. Isto acarreta na cronificação e complicação de diversos distúrbios, que podem diminuir a qualidade de vida de nossos pacientes.

O Prof. Dr. Alexandre Martini de Brum formou-se em Medicina Veterinária na UFRGS/RS e, posteriormente, realizou residência em clínica médica de pequenos animais, mestrado e doutorado, com ênfase em nefrologia e urologia veterinária, na FCAV-UNESP/Jaboticabal. Instituição na qual foi médico veterinário responsável pelo serviço de Nefrologia e Urologia de Cães e Gatos do Hospital. Também foi professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Franca/SP e Ritter dos Reis /RS, totalizando 10 anos como docente. Atualmente atende nas principais clínicas de Porto Alegre/RS como Nefrologista e Urologista, trabalhando também com medicina integrativa e preventiva, entre elas, terapias com ozônio e células-tronco. Oferece consultoria especializada em todo território nacional nas áreas de Nefrologia e Urologia Veterinária de Pequenos Animais. Ministra palestras, cursos e aulas para pós-graduação na área de Nefrologia e Urologia em todo o país. É membro do Colégio Brasileiro de Nefrologia e Urologia Veterinária (CBNUV) e membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SBCV). Atende no CENTRO VETERINÁRIO BARÃO DO AMAZONAS somente com hora marcada.

Agende o seu horário pelos fones (51) 3336.5239 ou (51) 3339.2885.