neuro

NEUROLOGIA VETERINÁRIA

O Dr. Lucas Colomé é especialista em Neurologia Veterinária. Realiza atendimento especializado a animais de companhia para problemas neurológicos ou relacionados a esse sistema.

Sinais como sonolência, incoordenação, perda de equilíbrio, cegueira, andar sem rumo ou em círculos e pressionar a cabeça contra objetos são alguns dos sinais observados nas doenças encefálicas. Nesses pacientes, a avaliação neurológica define a região acometida e exames adicionais ajudam a esclarecer mais precisamente o diagnóstico. Doenças em outros órgãos ou sistemas podem gerar sinais neurológicos e muitas vezes precisam também ser investigadas.

As lesões que envolvem o sistema nervoso periférico, afetam raízes nervosas, os nervos ou a junção neuromuscular. As principais doenças observadas nesses casos são as neurites e polirradiculoneurites, o botulismo, o tétano e a miastenia gravis. Muitas dessas doenças estão envolvidas com o sistema imune, mas são as vezes confundidas com lesões medulares por apresentarem sinais semelhantes. Doenças endócrinas podem também afetar os nervos periféricos e causar sinais de paralisia de um ou mais nervos específicos.

Dor e relutância em movimentar-se são os sinais iniciais de problemas medulares. Isso pode ocorrer sem um motivo aparente ou aparecer logo em seguida a atividade física intensa: brincadeiras no parque com outros cães ou mesmo em casa. Existem em geral raças e faixas etárias especificas para cada doença medular. Em alguns casos, podemos observar desde incoordenação e cambaleios até a incapacidade do animal de se manter em pé.


Em qualquer um destes casos, marque a consulta para o seu pet no Centro Veterinário Barão do Amazonas pelo (51) 3336 5239.